Cloreto de magnésio na prevenção de doenças

Eu já conhecia um pouco da fama do Cloreto de Magnésio, que é administrado atualmente na prevenção de doenças e/ou melhorias na saúde em geral. No entanto, lendo mais trabalhos sobre o assunto, fiquei estupefato com a importância desse sal mineral na manutenção de nossos corpos. A seguir, leremos mais sobre ele.

O magnésio1 é um mineral que está presente em quase todos os vegetais, estando na base da molécula de clorofila e sendo responsável pela conversão de luz solar em energia química na estrutura das plantas (processo conhecido como fotossíntese). Segundo o Dr. Luiz Moura2, a falta de magnésio na composição das plantas que consumimos está diretamente ligada aos processos de calcificação no corpo humano (cálculos renais, artrites, aterosclorese, etc.) e às manifestações sempre mais agressivas de câncer. O uso de adubos químicos à base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio)3 na agricultura é a principal causa da escassez de magnésio nos vegetais e frutas que consumimos. O processamento industrial de produtos agrícolas também retira-lhes magnésio.

A deficiência de magnésio se deve, principalmente, à dieta pobre nesse mineral, com consumo exagerado de alimentos industrializados e solo carente em magnésio (no tocante aos vegetais que consumimos diariamente). No entanto, outras causas podem estar na base de tal deficiência, tais como uso de medicamentos diuréticos, antibióticos e contra o câncer, bem como diabetes descompensada (que causa diurese e eliminação exagerada de sais pela urina) e doenças intestinais (doença de Crohn, enteropatias e enterites). Pessoas com deficiência em magnésio podem apresentar cansaço extremo, cãimbras frequentes, formigamento (parestesia), anorexia, arritmia, osteoporose, entre outros sintomas importantes4.

Funções e usos

O magnésio, no corpo humano, é fundamental para a fixação do cálcio necessário e eliminação do mesmo, quando em excesso. No entanto, segundo o portal Saúde Melhor, tal sal mineral ainda “participa de mais de 300 reações bioquímicas no corpo, desempenhando um papel importantíssimo nos músculos, nervos e no sistema imunológico, prevenindo a arritmia, dando forças aos ossos, ajudando a regular a glicemia e a pressão arterial”5, etc.

Para o uso, recomenda-se o Cloreto de Magnésio P. A. (para análise), que é puro e comercializado em poucos estabelecimentos. Os suplementos de Cloreto de Magnésio vendidos em farmácias comuns, geralmente na forma de drágeas, são conhecidos por efeitos colaterais. Assim, para uma porção de consumo diário, use-o da seguinte forma:

  • Misturar 33 gramas de Cloreto de Magnésio P. A. (em sachê) em 1,5 litro de água filtrada;

  • Após a dissolução do Cloreto de Magnésio, consumir em até dois dias.

Efeitos colaterais

Ao passo que algumas pessoas referem melhoria na disposição física e no controle da glicemia, diminuição de infecções e exames laboratoriais mais equiibrados (hemogramas), outras relatam cansaço físico, tonturas, episódios de diarreia e, até mesmo, coceiras pelo corpo, entre outros.

Portanto, sempre consulte um médico de sua confiança e de boa reputação antes de iniciar qualquer tratamento, principalmente se você for portador de alguma enfermidade crônica ou tomar outros medicamentos de forma contínua.

***

NOTAS

1 Magnésio. Portal Cloreto de Magnésio PA, sob a responsabilidade da empresa B. Herzog, Varejo de Produtos Químicos Ltda. Disponível em: < http://goo.gl/JyWngN >. Acesso em: 13 de agosto de 2016.

2 Auto-hemoterapia. Reportagens Especiais: Auto-hemoterapia. Entrevista: Dr. Luiz Moura. Artigo (online). Portal Brasil. Disponível em: < http://goo.gl/lsIO6u >. Acesso em: 13 de agosto de 2016.

3 NPK. Wikipedia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/NPK >. Acesso em 13 de agosto de 2016.

4 Cloreto de Magnésio: para que serve e quais seus efeitos colaterais. Portal Saúde Melhor. Artigo (online). Disponível em: < https://goo.gl/OvTkPU >. Acesso em: 13 de agosto de 2016.

5 Ibid.

Anúncios

2 comentários em “Cloreto de magnésio na prevenção de doenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s